top of page

NCC TEM TALENTO - (H)à MANEIRA

Catarina Soares é aluna do terceiro ano de Ciências da Comunicação e, com a sua proatividade e criatividade, deu vida ao (H)À Maneira, um podcast onde aborda temas variados com os seus convidados, desde artistas, docentes, profissionais da área da comunicação e não só! Fica a conhecê-la e ao seu projeto neste NCC Tem Talento!


Quem é a Catarina? Quais são os teus hobbies, guilty pleasures e que planos tens para o futuro?


A Catarina é uma rapariga que cresceu em redor de muita criatividade, música e amor. Consequentemente, acabou por influenciar a forma como estou na vida e o que me dá mais gozo fazer hoje. Gosto de cantar, dançar, desenhar, viajar, fazer exercício, ver filmes e séries, fazer caminhadas ao ar livre, ir a concertos, entre outras mil coisas 😁


Os meus guilty pleasures podem resumidos em queijo, comédias do Adam Sandler e desfiles de moda. Sou uma pessoa que acaba por ter as coisas muito planeadas, mas estou a tentar viver mais o momento e perceber aquilo que a vida me pode dar. Contudo, espero que a criatividade e a música continuem à minha volta enquanto trabalho no ramo da moda ou cosmética na área do digital futuramente.


Como surgiu a ideia de criar o teu podcast?


O (H)À MANEIRA foi pensado mais a sério no verão de 2020 e finalmente concretizado em setembro desse mesmo ano. Era algo que já tinha pensado há alguns anos e vi o podcast uma maneira eficaz de partilhar as minhas opiniões e dar a conhecer temas e histórias que toquem as pessoas e lhes abram os olhos para outras realidades.


Quais são os podcasts ou pessoas que mais te inspiram?


A comunidade em Portugal tem tido um grande crescimento, especialmente com a pandemia. Os podcasts que mais gostam de seguir em português são o “Extremamente Desagradável”, “TREUZE”, “Tragicamente Aleatório”, “Janela Aberta” e “Mamilos”. Um podcast transmite a personalidade de quem está por trás e uma mensagem a ser transmitida, sempre.


As pessoas que convivem à minha volta inspiram-me diariamente a ter novas ideias e a repensar o que posso melhorar. Sem elas, tudo seria mais difícil.


Como funciona o teu processo criativo na produção de cada episódio?


Cada episódio é pensado ao pormenor. Previamente, faço um brainstorming dos temas que quero trazer ao (H)À MANEIRA e a partir daí estabeleço os contactos e começo a preparar os temas mais específicos que servirão de guião para aquela que será a entrevista com os convidados. Tanto o trabalho de pesquisa, como o contacto com o convidado, a edição do episódio e depois a divulgação das redes sociais requerem muita organização da minha parte porque ainda estou a terminar a licenciatura e não é possível fazer tudo ao mesmo tempo.


Quais são as tuas principais motivações para continuar a produzir conteúdo?


Nem sempre é fácil, principalmente por estar a terminar a licenciatura e por estar envolvida em tantos projetos na faculdade e pessoais, também com a marca SADBYC. Contudo, novamente refiro as pessoas que me rodeiam que acabam por ser cruciais nos momentos mais complicados.


O (H)À MANEIRA tem-me dado a oportunidade de estar à conversa com muitas pessoas inspiradoras e desafiantes, mas procuro ao máximo não ter expectativa de onde me pode levar. Claro que gostava de continuar a crescer, mas acredito no processo.


Quais os conhecimentos que adquiriste no curso e que te ajudaram na criação do Podcast?


O (H)À MANEIRA foi para o ar exatamente quando estava a meio do curso. Para mim, a licenciatura de Ciências da Comunicação permitiu-me explorar a minha comunicação perante os outros, a proatividade e a criatividade, o que foi determinante na criação deste projeto pelas próprias pessoas que fazem o curso também. Somos todos muito diferentes, mas cada um de nós tem uma “luz”na área mais específica que está mais inclinado para e isso inspirou-me.


Desde os 10 anos que faço edição de vídeo então é algo que acabou por facilitar tudo. É muito difícil ter uma ideia e depois efetivamente concretizá-la, mas às vezes perdemos mais em não arriscar do que a mexermo-nos e vemos no que vai dar!


Como descreverias o teu podcast numa palavra?


Não é uma palavra, mas uma frase: Um podcast À MANEIRA que te mostra que HÁ MANEIRA de resolver os teus dilemas.

bottom of page