top of page

NCC TEM TALENTO - Falando Claramente

A Jhulia Clara, ou melhor, Clara, como gosta de ser tratada, é aluna do segundo ano de Ciências da Comunicação e é uma pessoa cheia de vida. Adora ler e criar conteúdo que pode ser encontrado nas suas redes sociais! Falando Claramente é um projeto que nasceu devido à criatividade da Clara que chamou à atenção e a levou ao estúdios da Rádio Autónoma, dando vida a um podcast onde fala de tudo um pouco, sozinha ou com boa companhia! Fica a conhecê-la e ao seu projeto neste NCC Tem Talento!


Quem é a Clara? Quais são os teus hobbies, guilty pleasures e que planos tens para o futuro?


Eu sou um pessoal alegre, simples, que sente tudo numa intensidade extrema e nunca levou a vida demasiado a sério. Atualmente não tenho muitos hobbies, a universidade e o trabalho ocupam uma enorme percentagem do meu tempo, mas adoro ler e nadar.

Os meus planos para o futuro são os mesmos desde quando eu tinha três anos: viajar, sair daqui e ver o mundo. Escrever um livro também está nos meus planos.


Como surgiu a ideia de criar o teu podcast?


O podcast surgiu de uma tentativa de crónica para o jornal da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), pediram-nos para ter ideias e eu escrevi num papel sobre o meu ódio que tenho por quintas-feiras e não entender o porquê de toda a gente odiar segunda-feira. O professor do jornal não gostou, mas o professor de rádio adorou e fez disso o meu podcast. Agarrou em mim, levou-me para o estúdio e disse “bora gravar”. Nunca me senti tão confiante e capaz, só mostra que ás vezes o caminho não é o que planeamos, mas o certo para nós.


Quais são os podcasts ou pessoas que mais te inspiram?


Eu atualmente não tenho conseguido acompanhar muitas pessoas, mas o Mattew, que é um youtuber americano e explora em profundidade os nossos comportamentos e faz desafios como não comer açúcar durante um mês ou passar um mês a tomar banho de água fria. Ava Jules também tem sido um vício, inspira-me a ver a vida num prisma mais alegre e é claro não pode faltar o podcast da Bumba na Fofinha.


Como funciona o teu processo criativo na produção de cada episódio?


Neste momento pouco, ultimamente tenho estado num bloqueio, não tenho ideias ou as que tenho são demasiado elaboradas e não saem do papel. Acredito que sou muito 8 ou 80 ou tudo ou nada, mas são fases ,é normal, o meu conteúdo está sempre em constante mudança tal como eu não sei onde vai parar mas estou ansiosa por descobrir. No momento o meu processo criativo baseia-se em observar conteúdo que é do meu interesse e com o qual me identifique e tentar fazer algo dentro desse estilo, pode levar dois minutos como uma semana inteira.


Quais são as tuas principais motivações para continuar a produzir conteúdo?


Neste momento, os meus seguidores, patrocínios e até onde já cheguei. Custa mandar “tanto” a perder, costumo diminuir na minha cabeça e dizer a mim mesma que não sou assim tão conhecida, mas recentemente comecei a mentalizar-me que está é a minha realidade e quero vivê-la, quero mostrar mais de mim a quem me segue.


Quais os conhecimentos que adquiriste no curso e que te ajudaram na criação do Podcast?


Os conhecimentos que me ajudaram foram principalmente na parte de Marketing e Política e Medias Digitais. Ajudaram-me bastante a perceber as plataformas, técnicas e meios a circular, acredito que tenho um conhecimento muito técnico sobre como ser “influencer" funciona e isso também é graças ao meu curso.



Como descreverias o teu podcast numa palavra?


O meu podcast é uma palavra e é “Clara”, porque sou eu, não tem mais nenhuma forma de descrever.

bottom of page